Meu pequeno linguista I

Hoje eu vou contar algumas das histórias do meu sobrinho liiiiindo, o David, e como ele é meu pequeno linguista.
*****
David tinha entre 2 e 3 anos, estava na cozinha e eu fui testar se ele já conhecia o verbo haver existencial. Então, eu, como ótima tia, perguntei:

-- David, há água na geladeira?

E ele olhava pra geladeira, olhava pro bebedouro de água e olhava pra mim com uma interrogação na testa. E eu repetia  a pergunta:

-- David, há água na geladeira?

E ele não entendia o que eu falava, e cada vez mais franzia a testa e olhava pra geladeira e pro bebedouro.

-- David, responde, estou te fazendo uma pergunta, há água na geladeira?

E ele, muito irritado, sai da cozinha falando:

-- Não sei do que você está falando!

Claro que ele não sabia, qual era o sentido de eu perguntar sobre a água na geladeira se não tinha água na geladeira!

Anos depois, com uns 4 anos, ele ganhou um livro de história de piratas edição portuguesa. É óbvio que o livro estava cheio de "hás" existenciais: "No mar há muitos piratas". "Há piratas valentes!" "Há piratas perigosos!" "Há piratas de todo o tipo". Aí eu fui perguntar:

-- David, há piratas no mar?

E ele sorriu e disse que sabia o que era "há":

-- É "tem", tia Silvinha. "Há piratas" é "tem piratas"!

*****
Estávamos no carro, num engarrafamento na Linha Amarela, indo pra Barra, parados na direção de um condomínio de casas. David devia ter uns 4 anos. E eu perguntei:

--- Olha, David, aquela torre. Pra que será aquela torre?

--- Aquela torre, é pra polícia ficar vigiando e não deixar os ladrones entrar nas casas.

-- Os ladrones, David?

-- É, é, os ladrones... Respondeu o menino com uma expressão facial que já indicava uma história sendo formada de polícia correndo atrás de ladrones...

Aí, eu perguntei:
--- David, ladrones ou ladrões? ladrões ou ladrãos? Quem que a polícia não deixa entrar nas casas?

E olha pra mim com um ar muito calmo e responde:

-- Os bandidos!

--- Ahhhhh, que gracinha! Se saiu bem! Claro! Os bandidos!

Imagina se ele ia se comprometer a decidir se era ladrones, ladrões ou ladrãos o plural de ladrão!
Algum tempo depois, ele falou qualquer frase que tinha a palavra "leões". Aí, ele vira pra mim e fala:

-- Tia Silvinha, você lembra quando eu não sabia o plural de ladrões e falei ladrones?

-- David, você sabia muito mais do que você pensa! Muito mais!

E o menino sai com aquela interrogação no meio da testa sem entender, eu acredito, como que ele sabia muito mais do ele pensa se o certo é ladrões e não ladrones!

*****

David tinha uns 5 anos, estava no carro com os pais e o irmãozinho recém-nascido, Miguel. Aí, Miguel começa a resmungar na cadeirinha. A mãe vira pro David e fala:

-- David, olha o seu irmão pra ver se está tudo bem com ele.

-- Mamãe, eu vi ele e está tudo bem.

-- David, é "eu o vi".

-- Então, eu vi ele e está tudo bem.

-- David, é "eu o vi". A mãe insiste.

-- Tá bom, mamãe eu olhei ele e está tudo bem!

Aí quando eles chegam em casa, a mãe me liga e fala, antes de contar a história que eu acabei de contar:

-- Olha a última do seu sobrinho! ...

No final da história eu falo:

-- Claro! Ele não "ouviu" o irmão; ele olhou o irmão!

E depois quando dizem que o clítico acusativo de terceira pessoa só é adquirido na escola a gente não acredita ...

*****
No início do ano, liguei pra falar com ele. Agora David estava com 8 anos. Estávamos conversando no telefone e ele notou que eu estava comendo. Então ele perguntou:

-- Você está comendo chocolate?

-- Não, estou comendo arroz. 

-- Ah, pensei que você estava comendo chocolate.

-- Não, eu não como só chocolate.

-- Ah, claro, você come de tudo, você é onívora.

-- Sim, muito bem! E você também.

-- Eu não, eu sou carnívoro, porque eu adoro carne.

-- Mas você é onívoro também porque você come de tudo. Aliás, você é um onívoro-carnívoro ou um carnívoro-onívoro?

-- Eu sou um onívoro-carnívoro!

-- Você sabe a diferença?

-- Não.

-- Um carnívoro-onívoro é por exemplo um leão, que é carnívoro por natureza mas de vez em quando come umas folhinhas, umas frutinhas... Um onívoro-carnívoro é um animal que come de tudo mais gosta muito de carne.

-- Ah, então eu quero ser um carnívoro-onívoro!

*****

Tem mais histórias, mas eu só lembrei dessas hoje. Amanhã eu conto as do Miguel, irmão do David.

Comentários

  1. Hahaha...eu já conhecia todas essas histórias!
    David, não sei se você é um dos leitores dela, mas você é muito famoso. Quero saber onde está o meu pequeno linguista II, versão Miguel.
    Eu conheço uma das histórias dele: a do Melanes. Bem no estilo "ladrones", versão David.

    ResponderExcluir
  2. Essa foi sua mãe quem me contou. Parece que o Miguel bem pequeno pediu mais melanes pra ela.
    Ela tinha dado melão p ele, aí ele queria mais, viu na cozinha e pediu "mais melanes, vovó"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Quarentena: sete meses depois e eu vou falar do pronome neutro ou a peleja pronome neutro x preço do quilo do arroz

Diário de Quarentena: "O sistema de pronomes neutros e o preconceito linguístico: resposta ao Isaque"

Diário de Quarenta: Um ano depois ...