Diário de Quarentena: Dia 4
Quinta-feira, 19/03/2020 Acordei disposta a tudo. A viver. A sair de casa e a fazer comida. Cansei de tomar sopa. Rompi meu isolamento social e fui ao mercado comprar comida. Me deu vontade de comer baião de dois.
Esse negócio de quarentena é interessante. Tem uma hora que você fica vendo vídeos no YouTube. Aí uns dois dias atrás eu vi Rita Lobo fazendo um baião de dois, com feijão fradinho. Tenho feijão fradinho. Vou fazer.
Hoje tomei coragem e sai de casa. Já que eu tava no mercado, aproveitei pra comprar uma garrafa de álcool. Não tinha. Então comprei cerveja. Sou ser humana.
O almoço demorou pra sair porque eu cozinhava enquanto espiava uma treta ou outra no Facebook. E também só comecei a fazer depois de a latinha de stellinha gelar. Tomar cerveja cozinhando é uma arte. Ou cozinhar é uma arte. Não sei.
Eu sei que eu fiz o mis en place, respondi e-mail, piquei os ingredientes, arrumei treta no WhatsApp, coloquei o feijão pra cozinhar, acompanhei treta de feicibuqui... tudo isso bebericando uma cerveja.
Claro que eu ia errar as medidas. Eu fiz baião de dois suficiente pra um almoço de domingo, casa cheia. Só que ninguém pode vir comer aqui. O jeito foi separar pra congelar uma parte e outra dei pra minha faxineira, que comeu e elogiou. E a opinião dela é importante porque ela é da Paraíba. Foi um baião de dois desconstruído: o feijão era fradinho e não feijão de corda. Não tinha carne seca, só linguiça, e o queijo era em cubinhos fritos e não dentro do arroz. Mas tava uma delícia.
Uma coisa é certa: se eu sobreviver a essa pandemia eu estarei mais gorda e menos irritada. Pq fazer comida acalma. Diminui a ansiedade.
Eu poderia estar roubado, eu poderia estar matando, eu poderia estar me metendo em treta de feicibuqui, mas eu só tava fazendo comida pra uma família inteira, com crianças, com avós, com primos, tudo junto.
Quando acabar essa pandemia, já combinei com o grupo da pesquisa, vamos todos nos unir em volta de uma mesa e comer. Enquanto a gente não faz isso, a gente pode fazer live dos nossos almoços.
Agora tem um pouco de culpa pela quantidade de comida que eu comi. E posso jogar fora os 10kg que eu emagreci. Então hoje eu penso em ir caminhar amanhã. Se eu sair bem cedo, não tem ninguém na rua né? Posso ir com segurança.
É isso.
Espero não me meter em nenhuma treta por hoje pra não ter que fazer dois relatos no mesmo dia. (Como se alguém estivesse acompanhando isso aqui.)
Amanhã vai ser outro dia. 
Eu amei seu texto, eu aprendendo a linguagem neutra e com isso aprendi muito sobre a nossa lingua. Vou pesquisar mais sobre o trabalho Camara Jr, mas se tiver outras fontes de pesquisa e puder indicar seria incrivel. Adoraria ouvir você falando no seu podcast, mesmo conhecendo você por esse post♡
ResponderExcluir