Em tempo de manifestações...

...vou utilizar esse espaço para me manifestar também. E como meus dois ou três leitores são alunos, espero ser lida. 
Todo início de período letivo é sempre a mesma história: alunos não conseguem se inscrever em disciplinas, o SIGA expulsa geral das turmas, os professores têm que aumentar o número de vagas nas suas turmas para abrigar alunos fora de pauta. A impressão que se tem é que tudo é feito sem pensar, sem previsão, sem cálculos, sem considerar a real necessidade da FL. 
Ocorre que toda história tem pelo duas versões. E eu vou contar a versão de quem não está entendendo o que passa. 
Pra quem não sabe, as salas da FL foram projetadas pensando-se em abrigar no MÁXIMO 30 alunos, TRIN-TA. Entretanto, as turmas já são abertas com lotação de 40 alunos. Em alguns casos, abrimos 50, 55 vagas; CINQUENTA. Em casos excepcionais que acabam virando regra, abrimos 65 vagas, SESSENTA E CINCO. Tudo bem, a gente pensa, vai resolver o problema. Mas o problema não é resolvido. Sempre há vários alunos que ficam de fora por vários motivos e acabam procurando o Centro Acadêmico pra tentar inscrição direta. E nem sempre é possível inscrevê-los. 
De fato, as turmas no SIGA estão lotadas; com exceção das turmas de cursos com poucos alunos, são raras as turmas com menos de 20 alunos em pauta. As minhas duas pautas estão lotadas, literalmente. Entretanto, quando a gente passa pelas salas, as salas estão vazias. Quando a gente faz chamada, de 53, estão presentes 20; de 40, 15; de 20, 8!!! A gente já sabe que se abrir turma com 50 vagas, apesar de ver a pauta lotada, nem 30 assistem aula. E eu me pergunto: onde estão esses alunos? Na segunda dimensão? No Ocupa Cabral? No fantástico mundo de Bob?
E isso de sistematicamente se inscrever e não aparecer gera uma bola de neve que afeta não só os professores, que têm que fazer declaração e abrir vaga pra inscrição direta, mas também alunos e a própria FL. Afeta os alunos, porque um grupo paga pelo que a maioria faz e acaba ficando sem vaga. E quanto mais alunos se inscreverem e não comparecerem, mais aluno fica de fora e demora pra concluir o curso. E afeta a FL, porque a gente nunca tem o número real de alunos pra poder, por exemplo, pleitear vagas pra docentes. E isso prejudica os próprios alunos. A vida dos professores quase não é afetada, pois acabamos de fato dando aula pra poucos alunos, tendo em vista que pelo menos um terço sistematicamente nunca aparece. E a vida continua igual...
Enfim, minha reivindicação é em prol do movimento estudantil: que os alunos se movimentem para a sala de aula. Que eles ocupem a sala de aula. Tem o #ocuppywallstreet, o #ocupamadrid, o #ocupacabral e eu quero o #ocupaasaladeaula! 
Assim, a gente sabe quantos são os alunos, ninguém está ocupando uma vaga no SIGA que poderia estar de fato ocupada e a vida ia ser melhor para todos e a gente poderia inclusive pedir mais vagas pra docentes e diminuir a relação aluno/professor e melhorar a qualidade. 
#ocupaasaladeaula e tenho dito!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Quarentena: sete meses depois e eu vou falar do pronome neutro ou a peleja pronome neutro x preço do quilo do arroz

Diário de Quarentena: "O sistema de pronomes neutros e o preconceito linguístico: resposta ao Isaque"

Diário de Quarenta: Um ano depois ...