É pra mim escrever o que hoje?

Estava dando aula outro dia e me lembrei de uma história que me aconteceu na escola, quando eu tinha uns 10 ou 11 anos. Eu fui avisar ao coordenador do colégio que ia sair mais cedo, pois tinha que ir ao médico.
Cheguei na sala dele, estava lá o professor de educação física, encostado na beirada da porta, e eu entrei e fui pedir a tal autorização:

-- Professor, eu vim pedir autorização pra mim sair mais cedo, pois minha mãe vai passar aqui pra me levar no médico.

E aí, o professor de educação física vira e fala:

-- Autorização pra eu sair mais cedo.

E eu olhei pra ele, virei de novo pro coordenador e repeti:

-- Professor, eu vim pedir pra mim sair mais cedo...

E o professor de educação física repetiu, dessa vez enfatizando o "EU":

-- Você veio pedir autorização pra EU sair mais cedo. Pra EU sair mais cedo.

E eu olhava pra ele com um enorme ponto de interrogação no meio da testa, pois não estava entendendo por que eu iria pedir autorização ao coordenador pro PROFESSOR sair mais cedo. E eu falava, com ênfase no "MIM":

-- Não, eu vim pedir pra MIM sair mais cedo. Pra MIM sair.

E aí o professor se irritou, virou-se e disse:

-- Silvia, não é "pra mim sair" é "pra EU sair". Mim não faz nada!

Ah, bom! Agora eu tinha entendido. Então, virei pro coordenador e me corrigi:

-- Eu vim pedir pra EU sair mais cedo!

E, hoje, eu penso várias coisas: se eu não tivesse me corrigido, eu seria autorizada a sair mais cedo? E depois de um episódio desse, tinha como não fazer Letras? Pelo menos, pra curar um trauma da infância? E tanta teoria explica como o "mim" é licenciado na posição de sujeito de infinitivo e isso não nos ajuda a resolver os problemas do dia a dia!


E é por isso que eu não fico por aí corrigindo os outros... Vai que eles se traumatizam?

Comentários

  1. Hehehehehe, essa foi boa! Aconteceu uma parecida comigo, só que na ocasião eu caí no maldito particípio duplo. Cheguei na direção do meu colégio e perguntei quando "seriam entregadas" as novas cadernetas. Enfaticamente (sempre!), a sub-diretora respondeu que as cadernetas "seriam entregues" até a sexta-feira daquela semana. Fiquei meio sem graça, agradeci e voltei pra aula. E hoje estou no mestrado em Letras, rsrsrs.

    Saudades, Silvia! Beijão!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Diário de Quarentena: sete meses depois e eu vou falar do pronome neutro ou a peleja pronome neutro x preço do quilo do arroz

Diário de Quarentena: "O sistema de pronomes neutros e o preconceito linguístico: resposta ao Isaque"

Diário de Quarenta: Um ano depois ...